Adote o seu melhor amigo aqui

********ATENÇÃO: OS CANDIDATOS À ADOÇÃO DEVEM ENTRAR EM CONTATO DIRETAMENTE COM O PROTETOR RESPONSÁVEL PELO ANIMALZINHO DO SEU INTERESSE. TODAS AS POSTAGENS POSSUEM TELEFONE COM DDD E/ OU EMAIL. GRATA!*********
" Em termos de Evolução, bem maior é o débito da Humanidade para com os animais do que o crédito que lhes temos dispensado para seu bem-estar e progresso". Eurípedes Kühl

terça-feira, 1 de junho de 2010

BEIJAR ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO....PODE!!



BEIJAR ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO...PODE! Autor: Fátima Borges.

Acho muito engraçado quando ouço alguém dizer que beijar animais de estimação é sujo, é perigoso e que pode trazer doenças. Não é bem assim, a saúde do seu animal depende de você, e, se você tem por hábito tratá-lo bem, levá-lo ao veterinário, quando necessário, e se o mantém com as vacinas em dia, o contato com um animal de estimação, suas lambidas e seu afeto só lhe trarão benefícios emocionais e físicos! Cadela agradecendo ao bombeiro seu salvamento de um incêndio junto com seus filhotes.

Por outro lado, muito cuidado ao beijar na boca de qualquer humano, pois a higiene deste não depende de você e, aí, é que mora o verdadeiro perigo! Existe uma série de doenças infectocontagiosas que pode ser transmitida pelo beijo na boca, acho até que antes de beijar alguém as pessoas deveriam fazer um questionário minucioso para o dono da boca que se deseja beijar, como por exemplo: Você escova os dentes diariamente, tem sangramento gengival, laringite, faringite, cárie dentária, sífilis, herpes labial, hepatite, tuberculose, vírus da aids (HIV)?

É óbvio que ninguém questiona um futuro afeto dessa forma, mas é muito perigoso, muito mais do que se pensa, beijar a boca de outro ser humano sem os devidos cuidados pode sim ser fatal!

ALGUMAS DOENÇAS QUE PODEM SER TRANSMITIDAS PELO BEIJO NA BOCA (DE HUMANO PARA HUMANO, CLARO!):

-Cárie dental – Doença infectocontagiosa que provoca destruição localizada, progressiva e irreversível;
-Gengivite- Inflamação da gengiva, causada por bactérias (placas), que pode se agravar e atingir o osso alveolar, o qual envolve e mantém firme os dentes;
-Tuberculose – Doença infecciosa e contagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis ( bacilo de koch);
-Herpes labial – Afecção cutânea aguda causada pelo Herpes simplex vírus;
-Faringite – Inflamação da faringe, região situada entre as amígdalas e laringe (onde se forma a voz), pode ser causada por vírus e bactérias;
-HPV- Vírus do papiloma humano infecta a pele ou mucosas, possui mais de 200 variações diferentes;
-Sífilis – Doença sexualmente transmissível causada pelo Treponema Pallidum (treponema pálido);
-Mononucleose – É uma doença de progressão benigna e muito comum, 79% dos casos são causados pelo vírus Epstein-Barr, e 21%, pelo Cytomegalovirus, ambos são transmitidos pelo beijo, saliva e troca de outras secreções. Caracteriza-se por febres, aumento dos números do número de monócitos (glóbulos brancos ) no sangue, angina (sensação de angústia, opressão toráxica, devido a um fornecimento insuficiente de oxigênio ao coração), aumento do volume do baço, erupções cutâneas etc.!
-AIDS: “A saliva não transmite o vírus da AIDS, que só é transmitido através do sangue, porém, se o beijo acontece entre duas pessoas que têm gengivite, ou qualquer outro ferimento na boca, o HIV pode penetrar na corrente sanguínea”.

A conclusão a que podemos chegar é que beijos nos animais de estimação podem ser dados com muito mais tranquilidade do que se pensa, por isso, deixe seu cãozinho dar umas lambidinhas em você, deixe seu gatinho ronronar no seu colo. Segundo pesquisas realizadas, na maior parte das vezes, os humanos são mais perigosos para os cães ao transmitir aos mesmos bactérias mais resistentes do que o contrário!

Além disso, convivendo com alimentos contaminados por agrotóxicos e todo o tipo de imundície, tomando leitinho contaminado, água com coliformes fecais, alimentos em depósitos infestados de ratos, solo e águas contaminados com todo o tipo de resíduos químicos, dejetos etc., óbvio que é muito mais fácil se contaminar pelo que se ingere e não pelo que se toca!

Que venham as lambidinhas, o abanar das caudinhas, o aconchego gostoso nas caminhas, porque carinhos e beijinhos nos animais de estimação pode, ah... e como pode!
Eu (Regina) beijo as minhas o tempo todo e é muito bom!!
 

Fontes:
Por: Fátima Borges – Colunista, Professora de Português e Teatro Infantil, Poetisa e Artista Plástica
Extraído do site Florais e Cia. http://www.floraisecia.com.br/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...