Adote o seu melhor amigo aqui

********ATENÇÃO: OS CANDIDATOS À ADOÇÃO DEVEM ENTRAR EM CONTATO DIRETAMENTE COM O PROTETOR RESPONSÁVEL PELO ANIMALZINHO DO SEU INTERESSE. TODAS AS POSTAGENS POSSUEM TELEFONE COM DDD E/ OU EMAIL. GRATA!*********
" Em termos de Evolução, bem maior é o débito da Humanidade para com os animais do que o crédito que lhes temos dispensado para seu bem-estar e progresso". Eurípedes Kühl

domingo, 18 de julho de 2010

Doar sem castrar? Nem pensar! Dicas de como adotar um peludo de um protetor (realmente) responsável


Clique na imagem para aumentar.

Não sei como é a situação geral das doações de cães e gatos em outras cidades/Estados do Brasil, mas aqui em Floripa tem muita gente boa em bater no peito pra se aclamar salvador da pátria, fazer pose de herói e pagar de santo que abdicou da vida em prol "da causa" e no fim das contas, quando chega na hora de recolocar o animal em uma família responsável e de impedir o aumento da superpopulação de animais através da castração, entrega sem castrar, sem se responsabilizar pela castração quando é filhote e sem grandes preocupações reais para com o bem-estar futuro dos peludos doados. Fora os que somem da vida dos adotantes, não têm a honestidade sequer de deixar contatos para o caso da pessoa ao menos pedir dicas, tirar dúvidas sobre o animal...

É lamentável a postura de algumas pessoas e até de ONGs quando o assunto é doação dos peludos resgatados e cada vez mais fico sabendo de casos escabrosos, como pessoa que se proclama protetora sustando cheque de atendimento veterinário. Se isso não é cúmulo da desonestidade, estou por fora do que seja. Gente, fala sérioooo, depois veterinários e outros parceiros - fundamentais para quem pretende ajudar cães e gatos - começam a correr de protetores e ONGs e ninguém entende o motivo. São atitudes que só mancham a boa fama conquistada a duras penas por quem realmente trabalha de maneira correta e que no fim só terminam por disseminar a fama de "maluco/desocupado" que quem pratica qualquer boa ação não ligada "às criancinhas e aos idosos" precisa aprender a lidar com e desfazer.

Esta semana estou particularmente irritada com estas "posturas" por algo que aconteceu e me fez recordar de absurdos que há tempos venho assistindo/recebendo relatos. Lembram do meu conhecido que queria comprar uma labradora preta filhote e que - conversando com educação - convenci a esperar para adotar? Pois encontrei com ele e a primeira coisa que me pediu foi, "Ana, me passa um contato pra castrar barato?". Gelei na hora! "Mas vocês compraram um cão???", perguntei sem entender. "Não, nós adotamos uma cadelinha, mas agora precisa ser castrada." Como assim???? O entupi de perguntas e...

Resumindo: ele e a esposa adotaram uma filhote SRD em um evento promovido com pompa e circustância por uma ONG, mal foram entrevistados, receberam a promessa (nunca cumprida, ainda bem que não precisam e se precisassem já seria motivo suficiente pra ninguém doar bicho nenhum pra eles!) de doação de três meses de ração, receberam uma carteirinha e junto com ela o comentário "Aí diz que ela tem três meses, mas é mentira" (????) e ainda assinaram um Termo de Adoção onde está escrito "COMPROMETO-ME AINDA EM ESTERELIZAR O ANIMAL ADOTADO SE O DOADOR JÁ NÃO O TIVER FEITO, CONTRIBUINDO ASSIM PARA O CONTROLE DA POPULAÇÃO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS" (texto enviado pra mim via e-mail pelo adotante, que ficou de conferir se realmente não tinha castração garantida do animal).

Felizmente eles têm um cunhado que vai levar a cadela para castrar (porque não têm carro) no veterinário que indiquei e têm dinheiro para pagar os R$80,00 da cirurgia. Mas que garantia esta doadora tinha de que esta cadela seria mesmo esterelizada??? Um Termo assinado? Ela sequer fez contato com eles desde a doação! E se o cunhado não existisse? E se a cadela fugisse, fato nada incomum? E se os adotantes fossem dois irresponsáveis que estavam pouco se lixando para o que assinaram? Não precisa nem ser irresponsável, basta ser desligado, como um outro amigo meu que adotou há alguns anos, também através de ONG, um macho não castrado e já tinha uma cadela não castrada. Resultado? Ninhada (felizmente só de dois filhotes)! Só depois castrou todo mundo, mas é lógico que não doou os filhotes castrados, até porque não doou, deu. E como poderia dar os filhotes castrados se não teve este exemplo da parte de quem sabe mais do que ele sobre tudo que se refere a cães e ainda assim lhe doou um cão sem castrar sabendo que ele já tinha uma fêmea inteira??? Tenho amiga que foi adotar uma cadelinha e a recebeu toda suja e cheia de carrapatos, na porta da casa da doadora. A pessoa sequer quis ver onde minha amiga morava, nada. Ela simplesmente ligou porque havia visto a foto da peluda em um site, foi na casa da protetora buscar e fim de papo. Sem assinar Termo de Adoção, nada! Só de casos como estes tenho mais uma penca pra citar...

Podem me criticar, xingar, o que for (até porque só vai reclamar quem vestir o chapéu já que quem faz certo até já me ligou dando parabéns pela coluna do jornal), mas digo e repito: Castração é responsabilidade de quem doa e ponto final!

Não tem dinheiro pra castrar todos os animais que recolhe/doa? Então contenha-se e recolha/doe menos! Quem sabe mais sobre o assunto? O doador ou o adotante? Quem tem a visão macro da situação da superpopulação e sabe da gigantesca necessidade da esterilização? O doador ou o adotante? Quem se dispôs a ajudar o animal em primeiro lugar? O doador ou o adotante? Quem amanhã ou depois estará mais cheio de dívidas e bichos porque o número de animais de rua insiste em aumentar? O doador ou o adotante?

E não me venham com a desculpa da idade pra não entregar os animais castrados porque só eu sei de no mínimo quatro veterinários em Floripa que praticam a castração pediátrica sem problemas e todos eles praticam preços sociais pra protetores! Dinheiro também não é desculpa, porque se cobrassem taxa de adoção e tivessem o controle de guardar o dinheiro para usar somente com castração isso também se resolvia. E quem argumentar que cobrar taxa vai diminuir o número de adoções, só lamento, porque é alguém que não tem lá muitos critérios para doar, porque um adotante que não tem R$20, R$30 reais pra pagar como taxa de adoção não terá condições financeiras de bem sustentar um animal sendo que qualquer consulta veterinária é no mínimo o dobro destes valores!

Depois esse tipo de gente ainda se acha com moral pra falar de quem vende animais, de quem não castra, mas pelo amor de Deus, que razões têm pra se achar tão diferentes de quem criticam??? Só porque não procriaram de propósito? Só porque recolheram da rua? Mas quantos recolhem cadelas prenhes, não castram "porque é aborto" e depois ainda doam os filhotes sem castrar, perpetuando essa infelicidade? Vários! O que é realmente mais cruel, castrar e não deixar nascer? Ou deixar nascer, gastar tempo, energia e dinheiro com os filhotes, recursos valiosos que poderiam ser empregados para ajudar e castrar quem já estava no mundo precisando de ajuda, e depois de tudo isso ainda doar sem castrar e sem critério? É um falso moralismo irritante! Uma vez ouvi de uma dessas pessoas "Não sou Deus para decidir o destino destes filhotes." Ué! Mas é Deus pra decidir que eles serão doados sem castrar, que serão entregues sem muito cuidado e que estarão sujeitos a aumentar o número de animais sofrendo no mundo? Poupem-me!!!

Sinceramente, cada vez mais tenho pensado se muita gente não tem um desejo inconsciente e masoquista de nunca ver a situação da superpopulação de cães e gatos resolvida. Afinal, o que fariam de suas vidas sem o problema dos animais pra resolver? O que mais possuem em suas existências que lhes dê satisfação, que os façam achar que estão neste mundo pra fazer algo mais do que sombra? O que mais fazem que lhes preencha o imenso ego e que lhes dê algum tipo de destaque e de olhar de admiração que conseguem sob a fachada de 'protetor(a)? Quem tiver a resposta mande aí, porque, na boa, estou procurando e não encontro! Enquanto isso, esse tipo de gente medíocre, desonesta e incoerente, muito eficiente em ver o rabo dos outros e sentar no seu, que me passe!

E não adianta dizerem que não posso falar porque não doo animais porque é por isso mesmo que falo: não lido mais com doação porque sei que não faria um trabalho bem-feito, como tem que ser para efetivamente fazer a diferença na vida dos animais e como vejo poucas e raríssimas pessoas e instituições fazendo, mas ao menos tenho a coragem de admitir e não sou orgulhosa a ponto de me meter onde sei que não farei um bom trabalho só por ego e necessidade de aplauso.

Sei disso tudo justamente porque já doei cão que fugiu no dia seguinte e até no mesmo dia (castrados, felizmente), porque já doei filhote sem castrar e quando fui buscar na idade certa, cadê a família inteira? Mudaram sem deixar rastro, e isso comigo fazendo contato semana sim, semana não! Do que adiantaram todos os meus esforços de levar na casa, de fazer Termo de Adoção, de me precaver de todas as maneiras possíveis? Por sorte era uma família que já tinha uma cadela adotada e castrada e que já havia dito no momento da adoção que se eu não fosse pegar o machinho pra castrar eles mesmos castrariam, mas quem me garante que o fizeram?

Olha, vocês desculpem aí o desabafo, mas é de pirar o cabeção ver a responsabilidade da castração transferida para a sorte!

PS.: E aos que doam de maneira criteriosa, responsável e honesta, meus mais rasgados elogios e parabéns!





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...